Unimed Rio

2006-2007

Saúde

Rio de Janeiro - RJ

A Unimed-Rio é uma cooperativa de médicos com 36 anos de tradição e mais de 690 mil clientes, o que a faz líder do mercado de planos de saúde do Rio de Janeiro. Criada e dirigida por médicos e nascida do desejo de melhores condições para a prática da medicina, tem por objetivo assegurar nível de excelência para o maior número possível de pessoas.

Este projeto arquitetônico traduz os anseios do empreendedor onde o objetivo foi o uso racional dos princípios da sustentabilidade, respeitando as exigências funcionais de um programa hospitalar previamente elaborado, e as exigências técnicas e arquitetônicas, buscando assim o melhor desempenho da edificação.

O hospital está projetado em dois blocos com funções distintas:

No primeiro bloco, denominado em projeto como “Bloco 1” estão concentradas as atividades de alta complexidade hospitalar.

O segundo bloco, “Bloco 2”, é o da hotelaria hospitalar. Nele estão concentrados os quartos de internação. Estes dois blocos são interligados por um núcleo central com elevadores de uso interno para pacientes e serviços, e elevadores sociais para os visitantes. O terceiro bloco é o denominado Central de Utilidades, onde estão previstas as centrais de ar comprimido, vácuo, energia e água gelada, que abastecem o hospital. O subsolo destes blocos é um grande pavimento de apoio técnico e logístico onde estão concentrados todos os serviços que dão suporte ao hospital.

Por ser um bloco com atividades de alta complexidade, o Bloco 1 possui elevadores e monta-cargas exclusivos. Os elevadores são de uso exclusivo para os pacientes críticos que transitam entre o Pronto Atendimento, o Centro Cirúrgico e o C.T.I.. Estes elevadores também atendem aos pacientes que chegam ao hospital pelo heliponto. Os monta-cargas distribuem e recolhem os materiais da Central de Material Esterilizado (C.M.E.) para os pavimentos do Bloco 1. O Núcleo Central possui elevadores e escadas para os visitantes, pacientes e funcionários dos serviços de apoio ao hospital.

O Bloco 2 é o bloco da hotelaria hospitalar, onde estão localizados os pavimentos de internação (1º, 2º e 3º pavimentos). Além dos elevadores que interligam todos os pavimentos deste bloco, estão previstos 02 monta-cargas que fazem a conexão da cozinha no térreo, com o refeitório e o restaurante no subsolo.

O acesso dos funcionários acontece pela rampa que de pedestres que leva ao subsolo, estes descem por estas rampas, chegam ao subsolo, encaminhando-se para os vestiários e sem seguida para seus setores de trabalho.

O Hospital tem uma área de 30.000,00 m² :

O hospital  é composto por 147 leitos de internação, 59 de UTI e 10 de UTI Neo, 11 salas cirúrgicas e setores de diagnóstico por imagem, métodos gráficos, medicina nuclear.