Abengoa

2010

Comercial

Rio de Janeiro - RJ

ABENGOA - ES

O Projeto para Sede da ABENGOA cria um novo espaço para uma corporação espanhola em terras cariocas. As demandas do programa se conectam com a determinação de fazer uma arquitetura bela, uma arquitetura que busque, em síntese, ser sustentável. Um conceito, a ser defendido com a coragem de quem se inicia num novo capítulo em defesa da qualidade de vida. Como projeto-conceito. Um edifício com caráter, com as infinitas adições que a arquitetura, paisagismo, projetos complementares impõem.
A meta: a certificação de “edifício verde.”
O local: Barra da Tijuca, à beira-mar, onde um dia foi restinga…
Os desafios do início buscam imprimir convicções que aos poucos se sedimentam, e ganham vigor.

Sustentabilidade rima com responsabilidade. De projetar e construir sem ferir o planeta.

Responsabilidade de edificar pensando a todo o momento mais do que no presente, no futuro.

Sustentabilidade rima igualmente com perenidade. Projetar um edifício digno, que assim permaneça. Íntegro. Que se sustente ao longo dos anos, passando ao largo de modismos ecológicos. Proteger do sol abrasador, colher a preciosa água, iluminar com a dosagem correta, abraçar os ventos frescos do mar. Brises-soleil, espelhos d’água, jardins tropicais, clarabóias, planos refletores de luz, esquadrias amplas, vidros, pérgolas, muxarabis, venezianas. Mas não é tudo isto o repertório da nossa arquitetura herdada?

Não é por entre estes elementos que riscamos e transitamos há anos?

Mas o que há de novo então?

Fazer o mesmo, reinventando, adicionando o bom senso. O senso de responsabilidade ecológica. A responsabilidade em utilizar a tecnologia e não perder jamais, o foco no equilíbrio, o foco na beleza.