Rio Imagem

Saúde

O projeto RioImagem foi concebido para atender a população em geral, dedicando um espaço para diagnóstico por imagem, com diversos equipamentos médicos.

Localizado em importante eixo viário da cidade – a av. presidente Vargas, que foi aberta há época do Estado Novo, e que tinha como fundamental importância ligar a zona Norte ao Centro da Cidade, e demonstrar a força e modernidade do momento.

Construções históricas foram suprimidas para a abertura da via, e um novo conceito urbanístico implementado, com novas construções foram erguidas, inicialmente em arquitetura art-deco, seguindo do estilo moderno, ao contemporâneo.

A avenida então ganha contornos de um importante corredor viário, percorre-se pela estação Central do Brasil, um marco do artdeco carioca, até chegarmos na imponente construção da igreja da Candelária. Ladeada por edifícios projetados em meados do século passado, tem como os pilotis desses edifícios, um de seus mais relevantes elementos arquitetônicos, que nos chamam a atenção na paisagem.

Seguindo esse partido, implementamos o RioImagem, criando uma grande praça de acolhimento, por sob pilotis em estrutura metálica, alinhados e dispostos de forma plasticamente distinta aos demais existentes, porem mantendo a essência dessa linguagem.

Ao entrar no edifício, foi criado um grande átrio, para distribuição aos diversos setores, horizontal e verticalmente, através de rampas e escadas. Esse átrio permite que o usuário perceba o espaço, e se oriente de forma simples e franca.

Os diversos serviços de diagnósticos são projetados, pensados, de forma a permitir o melhor fluxo possível, e garantir uma flexibilidade de lay-out, manutenção e substituição furura de equipamentos.